terça-feira, 13 de maio de 2014


CIÊNCIA

Algumas pessoas, entre aquelas que se declaram ateus, por não conhecerem a semântica e significado da palavra “ciência”, acreditam que este termo apenas se refere a matérias como Biologia, Física, Química, Astronomia e etc., não imaginam que a palavra é muito mais ampla que isso. Vejamos os significados mais comuns para esta palavra:

Conhecimento atento e aprofundado de algo.

Esse conhecimento como informação, noção precisa; consciência.

Conhecimento amplo adquirido via reflexão ou experiência.

Corpo de conhecimentos sistematizados adquiridos via observação, identificação, pesquisa e explicação de determinadas categorias de fenômenos e fatos, e formulados metódica e racionalmente.

Atividade, disciplina ou estudo voltado para um ramo do conhecimento.

Conhecimento que, em constante interrogação de seu método, suas origens e seus fins, obedece a princípios válidos e rigorosos, almejando coerência interna e sistematicidade.

Cada um dos inúmeros ramos particulares e específicos do conhecimento, caracterizados por sua natureza empírica, lógica e sistemática, baseada em provas, princípios, argumentações ou demonstrações que garantam ou legitimem a sua validade.

Portanto, todas as áreas do conhecimento são “ciência” e todas desfrutam de importância por serem a coletânea de conhecimentos produzidos pela humanidade. Há basicamente hoje três divisões da ciência: biológicas, humanas e naturais, todas são “ciência”. Nesta classe de ciência inclui-se Teologia, Arqueologia, História, Sociologia,  Psicologia e outras.

Carlos Carvalho
Pesquisador autônomo



Referência:
Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa 3.0. CD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário