quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

A Biosfera e o relato do Gênesis


A Biosfera e o relato do Gênesis

Ainda não temos conhecimento da existência de outro lugar no Universo, atém da Terra, onde aconteça o fenômeno a que chamamos de vida. A vida na Terra é possível porque a luz do Sol chega até aqui. Graças a sua posição em relação ao Sol, o nosso planeta recebe uma quantidade de energia solar que permite a existência da água em estado líquido, e não apenas em estado sólido (gelo) ou gasoso (vapor). A água é essencial aos organismos vivos. 

A presença de água possibilita a vida das plantas e de outros seres capazes de produzir alimento a partir da energia solar e permite também, indiretamente, a sobrevivência de todos os outros seres vivos que se alimentam de plantas ou animais. Pela fotossíntese que há a absorção de água e gás carbônico e liberação de oxigênio, a energia do Sol é transformada em um tipo de energia presente nos açucares, que pode então ser aproveitada por seres que realizam esse processo e por outros seres a eles relacionados na busca por alimento. A Terra pode ser dividida assim:

ü  Litosfera - a parte sólida formada a partir das rochas;
ü  Hidrosfera - conjunto total de água do planeta (seus rios, lagos, oceanos);
ü  Atmosfera - a camada de ar que envolve o planeta;
ü  Biosfera - as regiões habitadas do planeta.

A Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra. Incluem-se na biosfera todos os organismos vivos que vivem no planeta, embora o conceito seja geralmente alargado para incluir também os seus habitats. A biosfera inclui todos os ecossistemas que estão presentes desde as altas montanhas (até 10.000 m de altura) até o fundo do mar (até cerca de 10.000 m de profundidade). Nesse diferentes locais, as condições ambientais também variam.

Quando lemos o capítulo um do livro do Gênesis, percebemos claramente ali que o Criador, para manter a vida humana, animal e vegetal, fez todos os ecossistemas e a biosfera no planeta para que a vida se desenvolvesse adequadamente aqui.

Nos versículo 9 e 10 vemos a separação dos dois ambientes principais do planeta, a hidrosfera e a parte continental.

Nos versos 11 e 12 são formados todos os tipos de vegetação do planeta, que originam a biosfera.

Nos versículos 16 ao 18 são determinados os papeis do |Sol e da Lua para a manutenção da vida e os ciclos diários do planeta.

Dos versos 20 ao 25 são formados todos os seres vivos no planeta para que ocupem todos os habitats da biosfera.

Por fim, nos versos 26 ao 30 Deus criou o homem e a mulher para habitarem e exercerem domínio sobre a natureza.

A biosfera é um gigantesco sistema inteligente de manutenção da vida no planeta e não podemos achar que algo desta magnitude foi gerado por processos não inteligentes.

C. K. Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário