quarta-feira, 31 de julho de 2013


Uma Floresta Fossilizada em 15 Anos

O Parque Nacional Yellowstone contém uma interessante coleção de fósseis conhecida como floresta fóssil. Por anos, evolucionistas têm usado essa floresta fóssil como evidência de uma Terra bem velha. Ela parece como se camadas de florestas tivessem se fossilizado umas sobre as outras. No Specimen Ridge existem vinte e sete camadas, e no Specimen Creek existem cerca de cinquenta.

Aparentemente, isso teria requerido longos períodos de tempo para que cada floresta crescesse até a maturidade, fosse destruída, outra floresta crescesse até a maturidade, fosse destruída, outra crescesse até a maturidade, fosse destruída e assim por diante. Algumas árvores petrificadas possuem até 400 anéis. É assumido que a sequência completa exigiu, no mínimo, alguns milhares de anos.

Porém, observações dos eventos que se sucederam à erupção do vulcão Santa Helena, em 1980, podem explicar a floresta fossilizada em um período de tempo extremamente menor. Durante a erupção vulcânica, uma floresta inteira foi arrancada de um dos lados do vulcão, junto com vastas quantidades de solo. Cerca de um milhão de pinheiros foram arrancados do chão, indo para no lago chamado Spirit Lake.

Com o tempo, essas árvores começaram a se encher de água e afundaram. Em muitos casos a extremidade mais pesada dos afilados troncos afundou primeiro. O que se observou é que muitos dos troncos, na verdade, afundaram verticalmente. Ao mesmo tempo, diferentes camadas de sedimento foram depositadas junto com as cinzas vulcânicas, que algumas vezes continham óxido de cálcio, formando um tipo de cimento.

Outras camadas haviam sido criadas das cascas de árvores, as quais formaram turfa[i]. Assim sendo, o que se vê no fundo do Spirit Lake são camadas de troncos na vertical e na horizontal, camadas de solo, cinzas e turfa vulcânicas, fazendo o lago parecer com as florestas fossilizadas de Yellowstone. O mais importante é que os resultados do desastre do monte Santa Helena têm cerca de 15 anos (isso em 1995), e não um “mínimo” de milhares de anos.

Carlos Carvalho

Referência

Peter & Paul Lalonde, “301 Provas e Profecias, mostrando que Deus existe”, Actual Edições, 1996, p.78-79.

Harold Coffin, “Mount St. Helens and Spirit Lake”, Origins, 10:1 (1983) págs. 9-17); Ariel Roth, “Ecosistemas incompletos”, Ciencia de los Orígenes, setembro a dezembro de 1995, págs. 11-13.



[i] Turfa. Material de origem vegetal, parcialmente decomposto, encontrado em camadas, geralmente em regiões pantanosas e também sob montanhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário