segunda-feira, 7 de julho de 2014


Como defender-se de Ataques dos Ateus

Mantenha-se sempre calmo e não responda impulsivamente ou emocionalmente.

Não reaja às agressões verbais e insultos, mantenha sua postura.

Responda sempre com a máxima educação que for possível.

Preste atenção ao tipo de ataque ou argumento. Reflita, estude, pesquise antes de responder, e, se possível, escreva sinteticamente suas respostas.

Se não souber responder, não se desespere, leve o tempo que for necessário para encontrar as respostas. Ninguém sabe tudo.

Analise corretamente quando usarem textos bíblicos para lhe confrontar. Veja o contexto, compreenda a época e o pano de fundo histórico antes de escrever algo. Peça ajuda se precisar.

Compreenda que todos os conjuntos de conhecimentos gerados até aqui pela humanidade é ciência. Portanto, entenda que “ciência” não é somente biologia, física, química, astronomia e paleontologia. Existem muitas ciências.

Responda as questões com inteligência, faça perguntas certas, jamais use de jargões e expressões cristãs para suas respostas. Melhore e aumente seu vocabulário e conteúdo de conhecimentos.

Sempre que possível também leia e procure compreender a literatura que combate a sua fé. Quando você domina o assunto, você percebe o quanto é mais fácil dar respostas satisfatórias.

Não tenha receio do confronto. Existem mais mistérios não resolvidos no universo do que respostas encontradas por nós até aqui. Ateus estão no mesmo quarto escuro do universo que as demais pessoas.

Saiba que não existem respostas prontas e definitivas em debates. Será necessário de sua parte empenho, leitura, reflexão e perspicácia. Se não estiver disposto a essas coisas, nem inicie conversas ou debates.

Ao longo do tempo e experiência perceberá que as questões dos ateus contra a fé cristã baseiam-se em duas premissas básicas: os milagres e/ou sobrenaturalidade narrados na Bíblia e as questões do Velho Testamento. Essas são as principais. Procure ser autodidata nestas coisas se não tiver formação específica.

Por fim saiba que muitos ateus são pessoas sinceras e estão buscando respostas para suas perguntas mais profundas, e, quem sabe, você não se torna o canal dessas respostas? Ao demais ateus grossos ou ignorantes sequer dê atenção!

C. K. Carvalho
Pesquisador autônomo


Nenhum comentário:

Postar um comentário