terça-feira, 14 de maio de 2013



Posicionados em Deus

Nestes dias tenho falado sobre as três principais marcas idolátricas de nossa sociedade: o amor ao dinheiro, a veneração ao sexo e o amor a si mesmo. Estas marcas têm assolado os nossos dias, produzindo homens e mulheres sem ética, sem moral e dissociados de bondade e de solidariedade ao próximo.
Toda forma de idolatria tem apenas dois objetivos: (1) desviar a atenção para outra direção de tal maneira que a pessoa jamais veja claramente a Deus e seu Cristo, e (2) fazer com que ela não reconheça a responsabilidade pessoal em relação ao cumprimento da Palavra do Senhor em sua vida.
Paralelamente a isto, também tenho falado sobre nossa posição em Cristo e no reino de Deus. Fomos transportados para o reino do Filho amado de Deus, como Colossenses 1.13 nos afirma. As palavras “trasladar” ou “transportar” faz parecer que isso foi realizado de maneira amigável e como se tivéssemos tomado um veículo e chegássemos a outro local, mas isto não foi assim.
A palavra grega para “nos tirou” é errusato, que significa literalmente “arrastou”. Isto indica que uma quantidade de força foi empregada. Fomos arrastados do império das trevas para o reino de Deus. A outra palavrinha é metestesen, que significa “mudou de posicionamento”. Portanto, estar no reino de Deus é uma questão de posicionamento da vida que agora está em outro local pois foi retirada com força do  anterior.
Posicionados a partir do reino de Deus, todas as nossas atitudes, nossos pensamentos, nossa maneira de viver a vida, nossos relacionamentos, nossa forma de trabalhar e negociar, nosso falar, nossa oração e qualquer outra coisa que fazemos, precisam ser realizados como representantes de um reino do qual somos servos e ao qual responderemos.
Abaixo, me utilizei do texto de 2 Coríntios 6.4-10, para fazer uma demonstração de como as Escrituras veem alguém posicionado em Deus. Paulo diz que somos ministros de Deus, mas que o ser ministro está conectado a vida toda como a vemos em nossa posição e como os outros a enxergam.

Coisas negativas
Coisas positivas
Aflições
Paciência
Privações
Trabalhos
Angústias
Vigílias
Açoites
Jejuns
Prisões
Pureza
Tumultos
Saber (ciência)

Longanimidade

Bondade

Espírito Santo

Amor não fingido

Palavra da verdade

Poder de Deus

Armas da justiça
Desonra
Honra
Infâmia
Boa fama
Como enganadores
Verdadeiros
Desconhecidos
Bem conhecidos
Como morrendo
Vivendo
Como castigados
Não mortos
Como entristecidos
Alegres
Como pobres
Enriquecendo a muitos
Nada tendo
Possuindo tudo

15 pontos que podemos considerar negativos e 22 pontos positivos, então são 37 situações, sentimentos ou circunstâncias que podem nos afetar diretamente, mas olhando-as de uma perspectiva posicional elas são mecanismos de desenvolvimento que Deus usa para fazer com que a imagem de Cristo seja formada em nós.
Aqueles que sabem quem são em Cristo e onde estão nele (habitando no reino e nas regiões celestiais em Cristo), somente estes podem se mover adequadamente neste mundo coberto e influenciado pelas trevas e pelas idolatrias. Somente eles podem confrontar pelo testemunho da própria vida restaurada os poderes sobrenaturais que aprisionam os homens e serem canais da libertação de Deus.
Cristãos que compreendem sua posição espiritual sabem que as lutas e o sofrimento que possam estar enfrentando são coisas passageiras, pois o reino ao qual pertencem lhes dá poder e garantias de vitória e de vida eterna.

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
João 16:33

Graça e paz, da parte de Deus Pai, do Senhor Jesus Cristo, no amor do Espirito Santo a todo o rebanho de Deus.
Bp. Carlos Carvalho
Comunidade Batista Bíblica Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário