domingo, 9 de junho de 2013



ORIGEM DA VIDA
Maravilha e mistério

Luis Fernandez Cuervo

         Em 1953, dois cientistas, Stanley Miller e Harold Urey, conseguiram, pela primeira vez, a síntese de aminoácidos em condições que, segundo eles, eram como os de uma Terra primitiva. Como os aminoácidos são alguns dos componentes essenciais dos seres vivos, acreditava-se que estava mais perto de compreender como a vida começou e, até posteriormente, como fora fabricada.
 Em 1991, o mesmo Millar disse: "A origem da vida  foi mais complicada do que eu e muitos outros supomos”. Outro cientista famoso, Paul Davies, em seu livro  O Quinto Milagre  (Edit. Crítica, Barcelona, ​​2000), afirma: "Muitos cientistas que trabalham nesta área acreditam que os principais problemas da biogênese foram basicamente resolvidos. Vários livros recentes transmitem a mensagem confiante que a origem da vida não é, afinal, tão misteriosa. Mas eu acho que eles estão errados. Depois de passar um ou dois anos pesquisando neste campo, eu sou agora da opinião de que ainda existe uma grande lacuna no nosso conhecimento. "
         Parte do antigo otimismo de se acreditar estar muito perto da solução a partir da experiência de Urey e Miller, foi baseado em aceitar acriticamente assumindo, como esses cientistas, quando a vida apareceu sobre a Terra. Mas não há concordância hoje entre os cientistas de cómo foram as condições terrestres quando a vida surgiu aqui. Há geofísicos que pensam que a atmosfera primitiva da Terra era oxidante, moderadamente abundante de dióxido de carbono, nitrogênio e água, ambiente muito diferente das simulações em laboratório. Há outros que levantam a hipótese de que a vida, de forma muito simples, não surgiu no nosso planeta, mas foi semeada a partir do espaço exterior, o que é criticado pela maioria. O fato é que o mistério continua e se amplia.
         Então, quando perguntado em 2003, com Christian de Duve (Prémio Nobel da Medicina em 1974) em que ponto estavam os cientistas de entender a origem da vida, disse:  "Nós não estamos em qualquer ponto, não sabemos nada."  Da mesma forma, John Horgan, respondeu que a solução para a origem da vida  "parece mais longe do que nunca. A bactéria é um complicador elemental tão maldito, do ponto de vista químico, que é quase impossível imaginar como ela surgiu”.
         Não só não sabemos quando ou como a vida se originou na Terra, mas não se sabe, do ponto de vista da ciência experimental, o que é a vida. Então, quando Werner Arber, Prêmio Nobel de Medicina em 1978, foi convidado, em 2000, a respoder o que era a vida, disse: "Eu não posso responder a essa pergunta. Não entendo como todas essas moléculas foram combinadas para formar esses organismos inicialmente unicelulares ou multicelulares. Eu apenas não entendo. Como cientista eu tenho que ser honesto, então eu devo confessar que estou longe de compreender plenamente o que é a vida. "

Carlos Carvalho
Pesquisador


Fonte: Arvo Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário