sábado, 23 de março de 2013



A mariposa Pronuba e a planta Yucca

A complexidade do projeto das coisas da natureza evocam a evidência da existência de um Projetista por trás delas. Tomemos, por exemplo, a relação de co-dependência entre a mariposa Pronuba e a planta Yucca, ambas naturais do deserto.
A existência da planta Yucca depende da mariposa Pronuba, cujos ovos são chocados na areia do deserto, na base da planta. Curiosamente, isso só acontece em certas noites do ano, quando as flores da planta Yucca estão florescendo.
A mariposa, por sua vez, também é dependente da planta Yucca para a sua própria vida. Ela pega o pólen da flor de uma das plantas e voa para outra planta Yucca para botar seus ovos. Quando chega à outra planta, a mariposa deposita o pólen da primeira planta em uma flor da segunda,
Aquela planta irá então crescer o prosperar, fertilizando os ovos da mariposa em sua base na areia. Com sua tarefa completa, a mariposa Pronuba morre na mesma noite. Quando os ovos chocarem, as lagartas irão construir casulos na base da planta, e aguardar sua vez de repetir este incrível ciclo de sobrevivência.
Igualmente impressionante é o fato de existem várias espécies de planta Yucca, e cada uma delas é polinizada por sua própria espécie de mariposa. Como poderiam todas essas variedades de mariposas e plantas Yucca ter aleatoriamente chegado a uma existência tão coordenada, e então evoluído aleatoriamente em perfeita coordenação para dar vida uma à outra?

Carlos Carvalho
Pesquisador

Fontes:
Lalonde, Peter. 301 provas e profecias surpreendentes mostrando que Deus existe. Peter & Paul Lalonde. Porto Alegre: Actual, 1999. p.35.

Um comentário: